ANTONIO LINHARES PONTES FILHO 1
DOI: 10.5935/2965-1980.2022v1n1a11
Resumo
Quadro de mialgia, tosse seca e febre há 8 dias.Dados do caso
Masculino 46 anos
Palavras chaves
Coronavirus, Vírus da SARS
Histórico Clínico
Paciente masculino de 46 anos, deu entrada no pronto-atendimento em 13/03, referindo quadro de mialgia, tosse seca e febre há 8 dias. Na ocasião, colheu exame para Covid-19, que apresentou resultado positivo. Manteve-se em isolamento domiciliar até o dia 19/03, quando retornou apresentando persistência de mialgia e início de dispneia. Relata que febre havia cessado há 5 dias. Sem comorbidades. Antecedente médico de cirurgia bariátrica. Negava viagem internacional, porém relatava contato próximo com colega de trabalho com caso confirmado para Covid-19.
Achados Radiológicos
Tomografia computadorizada do tórax, que revelou opacidades em vidro fosco esparsos e bilaterais, predominantemente nas regiões periféricas dos lobos inferiores, com acometimento do parênquima pulmonar em menos de 25%.
Discussão
O paciente evoluiu bem e recebeu alta cinco dias após admissão.
Lista de Diferenciais
Diagnóstico
Aprendizado
-
Referências
Imagens
Figura 1: Tomografia Computadorizada (TC) do Tórax no plano axial demonstrando opacidade com atenuação em vidro fosco na base esquerdo.
Figura 2: Reformatação no plano coronal da TC do Tórax demonstrando focos com atenuação em vidro fosco nos lobos inferiores bilaterais, associado a outros focos na base pulmonar esquerda.
Figura 2: Reformatação no plano coronal da TC do Tórax demonstrando opacidades com atenuação em vidro fosco no lobo inferior e na base pulmonar esquerda.
Figura 3: Tomografia Computadorizada (TC) do Tórax no plano axial demonstrando opacidades pulmonares consolidativas focais, em "vidro fosco", peribroncovasculares à esquerda e periféricas à direita.
Vídeos
Artigo recebido em quinta-feira, 2 de abril de 2020
Artigo aprovado em sexta-feira, 3 de abril de 2020