• ISSN (On-line) 2965-1980

Artículo

Acceso abierto Revisado por pares

0

Puntos de vista

Radiología pediátrica

BRAQUICEFALIA - ASPECTOS DE IMAGEM

Italo Ueno 1, Larissa de Andrade defendi 2, Augusto Sarquis Serpa 3, Soraya Silveira Monteiro 4

Abstracto

A braquicefalia corresponde ao fechamento da sutura coronal bilateral e resulta em alterações craniofaciais caracterizadas por aumento do diâmetro biparietal, proeminência do osso frontal, hipoplasia dos terços superior e médio da face e aspecto elíptico das órbitas (olhos de harlequin). É mais frequente em indivíduos do sexo feminino e geralmente é diagnosticada nos primeiros meses de vida. Apresentamos um caso ilustrativo de uma paciente de 9 meses com esse diagnóstico.

Dados do caso

Feminino, 1 anos.

Palavras chaves

Craniossinostoses, Diagnóstico por Imagem.

Histórico Clínico

Paciente feminino, 9 meses. Mãe queixa-se de deformidade craniana, com aumento do diâmetro biparietal do crânio. Sem comorbidades. Desenvolvimento neuropsicomotor normal. Ao exame físico, fontanela anterior aberta e perímetro cefálico no percentil 50.

Achados Radiológicos

Tomografia computadorizada do crânio (TC) demonstra fechamento precoce da sutura coronal bilateral e crista óssea (figura 1), além de proeminência do osso frontal e achatamento occipital (figura 2). O aspecto braquicefálico deve-se ao aumento do diâmetro biparietal (figura 3), com incremento do índice cefálico. Outros achados craniofaciais podem estar presentes, como o aspecto elíptico das órbitas, denominado deformidade em “olhos de harlequim” (figura 4).

Discussão

A prevalência de craniossinostoses varia de 3,1 a 6 casos por 10.000 nascidos-vivos [1,2,4,5]. A forma isolada (uma sutura) constitui 80 a 90% dos casos. A fusão de mais de uma sutura geralmente associa-se a síndromes genéticas e ocorre em 10 a 20% dos casos [1,3,4]. Braquicefalia corresponde à fusão precoce bilateral da sutura coronal. A deformidade típica resulta da restrição ao crescimento craniano fronto-occipital e aumento compensatório biparietal [1,3,4], com pouca ou nenhuma repercussão no perímetro cefálico. É incomum na forma isolada (menos de 10% dos casos) [1,2,3]. Os exames de imagem demonstram a extensão do fechamento da sutura e permitem caracterizar as deformidades craniofaciais. Sua função é confirmar o diagnóstico e orientar a abordagem cirúrgica [5]. A radiografia de crânio já permite notar a fusão precoce, com perda da transparência e serrilhamento característicos da sutura patente [1]. A deformidade das órbitas em “olhos de arlequim” também pode ser vista e ocorre devido à elevação da asa menor do esfenoide [1,2,3,4]. TC com reconstrução tridimensional (3D) é o padrão-ouro no diagnóstico e permite notar a fusão precoce da sutura, com consequente redução no diâmetro anteroposterior e aumento craniano biparietal [1,3,4]. Proeminência frontal, achatamento occipital [1,4] e hipertelorismo [1,3] também podem ser caracterizados. Hipoplasia dos terços superior e médio da face e fusão prematura das suturas da base podem ser encontrados nos casos sindrômicos [1,3,4]. A forma craniana pode ser determinada através do índice cefálico (IC). A largura corresponde à distância biparietal e o comprimento é a distância entre a glabela e o ponto mais saliente na região occipital. O IC é calculado através da razão entre a largura e o comprimento, multiplicada por 100 [6]. Um crânio é considerado mesocefálico se o IC encontra-se entre 76,8 e 80,9. Valores acima de 81 são classificados como braquicefalia e demonstram redução no diâmetro anteroposterior [7]. A ressonância magnética é útil na caracterização de outras anomalias intracranianas e na suspeita de complicações, como aumento da pressão intracraniana (8% dos casos) [1,2,3]. Não há consenso acerca do tratamento cirúrgico das craniossinostoses isoladas e não sindrômicas. O neurocirurgião decide sobre a melhor técnica de acordo com a severidade das deformidades [5]. O tratamento cirúrgico é mais efetivo entre 3 e 9 meses de vida, período em que os ossos da calvária são mais maleáveis e cicatrizam eficientemente [4].

Lista de Diferenciais

  • Braquicefalia sindrômica
  • Braquicefalia não sindrômica, associada a outra craniossinostose

Diagnóstico

  • Braquicefalia não sindrômica

Aprendizado

A hipótese de craniossinostose deve ser considerada nos quadros de deformidade craniana em pediatria. Os exames de imagem possibilitam diagnóstico inequívoco e orientam o tratamento cirúrgico, que deve ser realizado em tempo oportuno, possibilitando excelente desfecho funcional e estético.

Referências

[1] Badve MM Jr, Mallikarjunappa MK, Lyer RS et al. Craniosynostosis: imaging review and primer on computed tomography. Pediatr Radiology. 2013; 43:728-742.
[2] Ghizoni E, Denadai R, Raposo-Amaral CA et al. Diagnóstico das deformidades cranianas sinostóticas e não sinostóticas em bebês: uma revisão para pediatras. Rev Paul Pediatr. 2016; 34(4):495-502.
[3] Kim HJ, Roh HG, Lee W. Craniosynostosis: Update in radiologic diagnosis. J Korean Neurosurg Soc. 2016; 59(3): 219-226.
[4] Khanna PC, Thapa MM, Lyer RS, Prasad SS. Pictorial essay: the many faces of craniosynostosis. Indian Journal of Radiology and Imaging. 2011; 21(1): 49-56.
[5] Nagy ., Demke J C. Craniofacial Anomalies. Facial Plastic Surgery Clinics of North America. 2014; 22(4): 523–548.
[6] Likus W, Bajor G, Gruszczynska K, et al. Cephalic index in the first three years of life: study of children with normal brain development based on computed tomography. The Scientific World Journal. 2014; v2014:1-6.
[7] Nam H, Han N, Eom MJ, et al. Cephalic index of Korean children with normal brain development during the first 7 years of life based on computed tomography. Ann Rehabil Med. 2021; 45(2):141-149.

Imagens


Figura 1: TC de crânio com reconstrução 3D, vista lateral oblíqua direita e esquerda. Fusão bilateral da sutura coronal, com crista óssea (setas).


Figura 2: TC de crânio com reconstrução 3D, vista lateral. Proeminência do osso frontal (setas azuis) e achatamento occipital (setas vermelhas) na braquicefalia.


Figura 3: TC de crânio axial, sem contraste, janela óssea. Aspecto braquicefálico do crânio, com aumento do diâmetro biparietal e do Índice Cefálico (IC=98).


Figura 4: TC de crânio coronal, sem contraste, janela óssea. Proeminência do aspecto elíptico das órbitas (deformidade em “olhos de harlequim”) secundária à elevação da asa menor do esfenoide (setas).

Artículo recibido en lunes, 11 de julio de 2022

CCBY Todos los artículos científicos publicados en brad.org.br están bajo una licencia Creative Commons.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESARROLLO POR