• ISSN (On-line) 2965-1980

Artigo

Acesso livre Revisado por pares

0

Visualizações

Radiologia Pediátrica

DOENÇA DE LEGG CALVÉ PERTHES: UM RELATO DE CASO

Roberto Monteiro Bastos 1, Ingo Guedes Lungdren Maia 2, Eduardo Gomes de Menezes Junior 3, Beatriz Brandao Sarem 4

Resumo

A doença de Legg-Calvé-Perthes consiste na necrose óssea da epífise femoral proximal por interrupção do suprimento sanguíneo. É autolimitada e de etiologia desconhecida. Acomete a população pediátrica, entre 4-10 anos de idade. Geralmente é unilateral e acomete mais o sexo masculino. As manifestações clínicas incluem dor, claudicação e diminuição da amplitude articular. A radiografia mostra achatamento da cabeça femoral, com superfície eslcerótica, irregularidade metafisária e colo e encurtado.

Dados do caso

Feminino, 9 anos.

Palavras chaves

Doença de Legg-Calve-Perthes, Lesões do Quadril, Pediatria, Necrose da Cabeça do Fêmur.

Histórico Clínico

Paciente do sexo feminino de 9 anos, com queixa de dor no quadril direito, que irradiava para o joelho e face anterior da coxa, bem como claudicação há 1 mês. Realizou consulta com ortopedista que, no exame físico, constatou encurtamento do membro inferior direito, associado à limitação da abdução e rotação interna do quadril. O médico assistente optou por prosseguir a investigação com escanometria e radiografia do quadril. Foi realizada medida direta do comprimento dos membros inferiores desde cabeças femorais até tíbias distais, sendo 1,5 cm menor o direito em relação ao contralateral neste estudo. Além disso, constatou-se uma deformidade em fêmur proximal à direita, caracterizada por achatamento da cabeça femoral, com esclerose da superfície óssea, com alguns fragmentos adjacentes. Além disso, havia encurtamento do colo femoral e superfície metafisária irregular. Com estes achados, foi levantada a hipótese de doença de Legg-Calvé-Perthes. Foi solicitado, então, tomografia computadorizada e ressonância magnética do quadril para melhor definição do grau de acometimento da doença. A tomografia identificou irregularidade dos contornos e alterações morfológicas da epífise femoral, notadamente, no seu aspecto centro-anterior, com áreas de descontinuidade e esclerose, de aspecto sequelar. Havia, também, irregularidade e esclerose óssea na região metafisária do fêmur, com alargamento do colo femoral (coxa magna) e pequeno derrame articular. Na ressonância magnética foram constatados os mesmos achados da tomografia, destacando-se a irregularidade e alteração de sinal da medular óssea na região metafisária. Diante dos achados de imagem supradescritos, e dos sintomas da paciente em questão, foi estabelecido o diagnóstico como alterações sequelares decorrentes da doença de Legg-Calvé-Perthes.

Achados Radiológicos

Na escanometria dos membros inferiores, foi realizada medida direta do comprimento dos membros inferiores desde cabeças femorais até tíbias distais, sendo 1,5 cm menor o direito em relação ao contralateral neste estudo. Constatou-se deformidade em fêmur proximal à direita. A tomografia computadorizada do quadril direito mostrou irregularidade dos contornos e alterações morfológicas da epífise femoral notadamente no seu aspecto centro-anterior com áreas de descontinuidade e esclerose, de aspecto sequelar. Há também irregularidade e esclerose óssea na região metafisária do fêmur. Alargamento do colo femoral (coxa magna) e pequeno derrame articular associado. A ressonância magnética corroborou com os achados da tomografia, evidenciando a alteração morfológica sequelar do fêmur proximal direito, caracterizada por irregularidade dos contornos e redução das dimensões da epífise femoral notadamente no seu aspecto centro-anterior onde há irregularidade e alteração de sinal da medular óssea na região metafisária. Redução das dimensões e alargamento do colo femoral e da cobertura acetabular. Traço de hipersinal no interior da porção ânterossuperior do lábio acetabular, sugerindo lesão, estendendo-se por 1,1 cm. Discreta redução assimétrica do espaço articular do quadril, com pequeno derrame articular associado.

Discussão

A doença de Legg-Calvé-Perthes consiste na necrose avascular da epífise femoral de crescimento, que resulta em deformidade progressiva e deslocamento para fora da cabeça femoral (1,2). É autolimitada e de etiologia desconhecida. Acomete a população pediátrica, entre 4-10 anos de idade. Geralmente é unilateral e acomete mais o sexo masculino (3). As manifestações clínicas incluem dor, claudicação e diminuição da amplitude articular. Pode irradiar para joelho e face anterior da coxa devido à compressão do nervo obturatório (4). A radiografia e a tomografia computadorizada mostram achatamento da cabeça femoral, com superfície esclerótica, por vezes com fragmentos ósseos adjacentes. O colo femoral pode apresentar-se encurtado, levando à assimetria dos membros inferiores, que poderá ser constatada na escanometria. A ressonância magnética evidencia alteração de sinal na cabeça femoral, podendo até preceder as alterações radiográficas, com uma borda serpingiforme que delineia a região avascular. A área necrótica pode apresentar-se com sinal de tecido adiposo e/ou fibroso (6). Como exposto acima, constata-se que o caso apresentado em questão se trata de uma manifestação clássica da doença de Legg-Calvé-Perthes. Por ser uma doença pouco frequente, é fundamental que o médico radiologista e ortopedista reconheçam os principais achados de imagem e manifestações clínicas desta patologia, para que seja conduzida da forma mais adequada e diferencie de outros eventuais diagnósticos diferenciais.

Lista de Diferenciais

  • Epifisiólise do quadril
  • Displasia do desenvolvimento do quadril
  • Artrite séptica do quadril
  • Escorregamento Epifisário Proximal do Fêmur

Diagnóstico

  • Doença de Legg-Calvé-Perthes

Aprendizado

A doença de Legg-Calvé-Perthes é uma patologia pouco comum na prática clínica. Logo, é fundamental a descrição de casos como este na literatura, em que a doença é se apresenta de forma clássica, com as manifestações clínicas e radiológicas bem evidentes. Destaca-se a importância do domínio dos métodos de imagem para diagnostica esta patologia em questão, em que foi fundamental para estabelecer a hipótese diagnóstica mais plausível.

Referências

1. Stulberg SD, Cooperman DR, Wallensten R. The natural history of Legg-Calvé-Perthes disease. The Journal of Bone and Joint Surgery American Volume [Internet]. 1981;63(7):1095–108. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7276045/
2. Rush BH, Bramson RT, Ogden JA. Legg-Calvé-Perthes disease: detection of cartilaginous and synovial change with MR imaging. Radiology [Internet]. 1988 May 1 [cited 2022 Mar 26];167(2):473–6. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3357958/ ‌
3. Jaramillo D, Kasser JR, Villegas-Medina OL, Gaary E, Zurakowski D. Cartilaginous abnormalities and growth disturbances in Legg-Calvé-Perthes disease: evaluation with MR imaging. Radiology [Internet]. 1995 Dec 1 [cited 2022 Mar 26];197(3):767–73. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7480754/ ‌
4. Podeszwa DA, DeLaRocha A. Clinical and radiographic analysis of Perthes deformity in the adolescent and young adult. Journal of Pediatric Orthopedics [Internet]. 2013 Jul 1 [cited 2022 Mar 26];33 Suppl 1:S56-61. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23764794/ ‌
5. Maranho DAC, Nogueira-Barbosa MH, Zamarioli A, Volpon JB. MRI abnormalities of the acetabular labrum and articular cartilage are common in healed Legg-Calvé-Perthes disease with residual deformities of the hip. The Journal of Bone and Joint Surgery American Volume [Internet]. 2013 Feb 6 [cited 2022 Mar 26];95(3):256–65. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23389789/ ‌
6. Divi SN, Bielski RJ. Legg-Calvé-Perthes Disease. Pediatric Annals [Internet]. 2016 Apr 1 [cited 2021 May 11];45(4):e144-149. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27064472/ ‌

Imagens


Figura 1.A: Realizada medida direta do comprimento dos membros inferiores desde cabeças femorais até tíbias distais, sendo 1,5 cm menor o lado direito em relação ao contralateral neste estudo.


Figura 1.B: Deformidade em fêmur proximal à direita.


Figura 2.A: A seta vermelha mostra o colo femoral mais encurtado em relação ao contralateral (coxa magna). Observa-se, na seta amarela, esclerose e achatamento da cabeça femoral.


Figura 3.A: Corte coronal da tomografia corroborando com os achados radiográficos descritos na figura 2.A. Figura 3.B e 3.C: Corte coronal e axial, respectivamente, evidenciando irregularidades da superfície óssea, com áreas de descontinuidade e esclerose, de aspecto sequelar (setas vermelhas).


Figuras 4.A e 4.B: Corte coronal e axial da ressonância magnética em ponderação T2, evidencia alteração morfológica sequelar do fêmur proximal direito, caracterizada por irregularidade dos contornos e redução das dimensões da epífise femoral, notadamente no seu aspecto centro-anterior onde há irregularidade e alteração de sinal da medular óssea na região metafisária.

Artigo recebido em sábado, 26 de março de 2022

CCBY Todos os artigos científicos publicados em brad.org.br são licenciados sob uma licença Creative Commons.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESENVOLVIDO POR