• ISSN (On-line) 2965-1980

Article

Open Access Peer-Reviewed

0

Views

Emergency

DIVERTICULITE JEJUNAL

Marco Alexandre Mendes Rodstein 1, Paulo Henrique Campesan Galego 2

Abstract

A diverticulite jejunal é uma condição rara que ocorre quando divertículos jejunais se tornam agudamente inflamados. O quadro clínico é de dor e distensão abdominal aguda, por vezes com febre e diarreia. As complicações incluem obstrução, perfuração e hemorragia. O tratamento é quase sempre cirúrgico, mas alguns casos podem ser submetidos a tratamento clínico inicial com antibioticoterapia. Apresentamos o caso de uma paciente de 62 anos com dor abdominal aguda e diagnóstico confirmado pela TC.

Dados do caso

Feminino 62 anos

Palavras chaves

Diverticulite, Doenças do Jejuno, Intestino Delgado, Abdome Agudo

Histórico Clínico

Mulher de 62 anos com histórico de diabetes tipo 2 e leve desconforto abdominal crônico, apresenta-se ao pronto socorro com relato de um dia de dor intensa e aguda no quadrante superior direito do abdôme. Nega vômitos, febre e diarreia. Ao exame físico há intensa dor à palpação do flanco e quadrante superior à direita. Laboratoriais evidenciam apenas leucocitose.

Achados Radiológicos

O exame de Tomografia Computadorizada evidencia duas massas arredondadas contendo gás e conteúdo fecaloide com características de divertículos, em alça jejunal no hipocôndrio e flanco à direita. Há espessamento parietal, notadamente no divertículo mais proximal, associado a densificação dos planos adiposos e reflexões peritoneais adjacentes, sugerindo processo inflamatório (diverticulite). Não há coleções ou pneumoperitôneo.

Discussão

A diverticulose jejunoileal é detectada em estudos baritados em até cerca de 2% dos pacientes, e em biópsias em cerca de 0,3 - 1,4% dos casos. 90% desses pacientes tem mais de 40 anos de idade, o que demonstra epidemiologia sugestiva de patologia adquirida. A diverticulose consiste em pseudodivertículos, causados por herniações da mucosa intestinal através de pontos de fragilidade da parede da borda mesentérica das alças de intestino delgado, principalmente jejunais. Anormalidades do músculo liso e do plexo mioentérico levando a aumento das pressões intraluminais são a fisiopatologia mais provável. A maioria dos casos de diverticulose é assintomática, mas alguns pacientes podem se queixar de dispepsia, disabsorção e leve desconforto abdominal crônico. A diverticulite jejunal é uma condição rara, mais comum em idosos, que ocorre quando um ou mais dos divertículos jejunais se tornam agudamente inflamados (1). O quadro clínico geralmente é de dor e distensão abdominal aguda, podendo ser acompanhada de febre e diarreia (2). As complicações são similares às dos outros tipos de diverticulites intestinais, incluindo perfuração, hemorragia, fistulização, formação de abscesso e obstrução intestinal por bridas, volvo ou invaginação do segmento intestinal ou do divertículo (3). Em pacientes estáveis nos quais há apenas peritonite localizada, pode-se tentar uma primeira tentativa de tratamento não-cirúrgico com antibióticos intravenosos e, caso haja coleções intraperitoneais localizadas, há a possibilidade de realizar aspiração percutânea guiada por tomografia computadorizada (4,5). No entanto, o tratamento atual de escolha para diverticulite perfurada de jejuno, principalmente quando há peritonite generalizada, é a laparotomia. A extensão da ressecção intestinal varia a depender do tamanho do segmento acometido e das condições pré-operatórias do paciente (5).

Lista de Diferenciais

  • Doença de Crohn
  • Diverticulite do cólon
  • Obstrução de intestino delgado
  • Abscesso intracavitário

Diagnóstico

  • Diverticulite Jejunal

Aprendizado

Divertículos adquiridos podem ocorrer em alças delgadas, principalmente em idosos, e são causa rara mas potencialmente importante de abdôme agudo. Como o quadro clínico não é específico e a doença é rara, o papel do radiologista é fundamental no diagnóstico.

Referências

  • Matteoni R, Lolli E, Barbieri A, D'Ambrosi M Perforated jejunal diverticulitis: personal experience and diagnostic with therapeutical considerations. Ann Ital Chir 2000;71 (1):95-98
  • Gayer G, Zissin R, Apter S, Shemesh E, Heldenberg E Acute diverticulitis of the small bowel: CT findings. Abdom Imaging 1999;24 (5):452-455
  • Novak JS, Tobias J, Barkin JS Nonsurgical management of acute jejunal diverticulitis: a review. Am J Gastroenterol 1997;92 (10):1929-1931
  • Tilakaratne S, Coomaraswamy W, Ratnapala SD. A rare case of jejunal diverticulitis. Galle Medical Journal. 2009;14(1)
  • Maglinte DD, Chernish SM, DeWeese R, Kelvin FM, Brunelle RL Acquired jejunoileal diverticular disease: subject review. Radiology 1986;158 (3):577-580

Imagens

Tomografia computadorizada no plano axial, fase portal, demonstra massa arredondada com conteúdo gasoso e fecaloide, compatível com divertículo jejunal (seta amarela) de paredes espessadas associado a densificação dos planos adiposos adjacentes (seta vermelha).

Tomografia computadorizada - reconstrução no plano coronal, fase portal, demonstra duas massas arredondadas com conteúdo gasoso e fecaloide, compatível com divertículos jejunais (seta amarela) de paredes espessadas associado a densificação dos planos adiposos adjacentes (seta vermelha). As setas azuis mostram os segmentos jejunais de onde emergem os divertículos.

Tomografia computadorizada - reconstrução no plano sagital, fase portal, demonstra massa arredondada com conteúdo gasoso e fecaloide, compatível com divertículo jejunal (seta amarela) de paredes espessadas associado a densificação dos planos adiposos adjacentes (seta vermelha). A seta azul indica o segmento jejunal de onde emerge o divertículo.

Vídeos

Article receive on Saturday, March 28, 2020

Artigo aprovado em Thursday, May 14, 2020

CCBY All scientific articles published at brad.org.br are licensed under a Creative Commons license.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DEVELOPMENT BY