• ISSN (On-line) 2965-1980

Artigo

Acesso livre Revisado por pares

0

Visualizações

Gastrointestinal

TRICOBEZOAR GÁSTRICO - AVALIAÇÃO POR IMAGEM DE UM DISTÚRBIO PSIQUIÁTRICO COMPLEXO

Andréia Cristina Tassi 1, Marco Alexandre Mendes Rodstein 2

Resumo

Os tricobezoares correspondem a uma formação expansiva intraluminal encontrada no trato digestivo, secundária à ingestão de pelos ou fios de cabelo. São vistos com mais frequência em pacientes pediátricos e geralmente ocorrem em mulheres jovens com problemas emocionais. Acompanhados de um quadro clínico inespecífico, os exames de imagem ocupam um papel importante para se obter o diagnóstico e identificar possíveis complicações.

Dados do caso

Feminino 14 anos

Palavras chaves

Dilatação Gástrica, Estômago, Dor Abdominal, Bezoares

Histórico Clínico

Adolescente de 14 anos, sem comorbidades prévias, foi encaminhada ao setor de Radiologia para avaliação de epigastralgia intensa. Negava febre, calafrios, perda de peso ou diarreia.

Achados Radiológicos

Durante a avaliação ambulatorial por ultrassonografia, evidenciou-se distensão difusa e importante da câmara gástrica por conteúdo heterogêneo. Foi realizada radiografia de abdome na mesma data, que evidenciou conteúdo com atenuação de partes moles distendendo a câmara gástrica. A tomografia computadorizada apresentou conteúdo heterogêneo com focos gasosos de permeio distendendo e moldando o estômago, compatível e confirmando a hipótese de tricobezoar.

Discussão

Após avaliação das imagens de radiografia e ultrassonografia, o Radiologista suspeitou de corpo estranho gástrico. Realizada anamnese dirigida com os pais da adolescente que relataram redução do volume capilar da filha e presença de múltiplos nós de cabelo esparsos pelo domicílio. Embora a menor não aceitasse a possibilidade, a hipótese de tricobezoar foi considerada como principal diagnóstico diferencial. Devido ao quadro agudo de intensa epigastralgia, a paciente foi encaminhada ao pronto-atendimento da própria instituição para melhor avaliação clínica. Ao exame físico no pronto atendimento, foi identificada massa palpável no andar superior do abdome, dolorosa à compressão, solicitada então tomografia computadorizada de abdome para melhor avaliação. Após a confirmação diagnóstica de tricobezoar e úlcera gástrica, a família foi orientada e o tratamento cirúrgico foi sugerido (devido ao grande volume). A paciente está em acompanhamento psiquiátrico e até o presente momento não apresentou recidiva.

Lista de Diferenciais

  • Dispepsia
  • Doença ulcerosa péptica

Diagnóstico

  • Tricobezoar gástrico

Aprendizado

As imagens desempenham um papel importante na representação de corpos estranhos e no gerenciamento das inúmeras complicações do trato gastrointestinal que podem ocorrer, dependendo da substância envolvida. Quando localizados no estômago o melhor método diagnóstico é a endoscopia digestiva alta, porém na impossibilidade de sua realização, segundo algumas publicações recentes, a ultrassonografia e a tomografia computadorizada podem ser úteis no diagnóstico de bezoares previamente a cirurgia.

Referências

  • Bowden DJ, Kilburn-Toppin F, Scoffings DJ Radiology of eating disorders: a pictorial review. Radiographics 2013;33 (4):1171-1193
  • Duke DC, Keeley ML, Geffken GR, Storch EA Trichotillomania: A current review. Clin Psychol Rev 2010;30 (2):181-193
  • Gorter RR, Kneepkens CM, Mattens EC, Aronson DC, Heij HA Management of trichobezoar: case report and literature review. Pediatr Surg Int 2010;26 (5):457-463
  • Silveira HJ, Coelho-Junior JA, Gestic MA, Chaim EA, Andreollo NA [Giant trichobezoar: case report and literature review]. Arq Bras Cir Dig 2012;25 (2):135-136
  • Zenti RM, Cothren CC, Moore EE. Gastric Trichobezoar and Rapunzel Syndrome. American College of Surgeons 2004; 199 (6) 990

Imagens

Distensão difusa e importante da câmara gástrica por conteúdo heterogêneo, determinando intensa sombra acústica posterior, indeterminada ao método.

Conteúdo com atenuação de partes moles distendendo a câmara gástrica, circundado por halo radiolucente delineando seus contornos. A hiperdistensão gástrica determina efeito de massa, deslocando inferiormente o cólon transverso.

Conteúdo heterogêneo com focos gasosos de permeio distendendo e moldando o estômago, compatível e confirmando hipótese de tricobezoar. (Obs: Pais não autorizaram a injeção do meio de contraste endovenoso)

Aspecto multilamelar heterogêneo do conteúdo intra-gástrico, determinado pelo enovelamento crônico dos fios de cabelo e conteúdo alimentar.

Identificado também espessamento parietal focal no aspecto antero-inferior do antro gástrico com aparente ulceração, associado à densificação dos planos adiposos nessa topografia (seta). Possível úlcera gástrica, de avaliação limitada no estudo sem contraste endovenoso.

Em decorrência da hipótese de úlcera gástrica foi realizada Endoscopia Digestiva Alta (EDA) que evidenciou: Volumoso tricobezoar ocupando 2/3 da cavidade gástrica. Úlcera gástrica de 2,5 cm na “incisura angularis” (seta).

Vídeos

Artigo recebido em segunda-feira, 30 de março de 2020

Artigo aprovado em sábado, 4 de abril de 2020

CCBY Todos os artigos científicos publicados em brad.org.br são licenciados sob uma licença Creative Commons.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESENVOLVIDO POR