Dados do Caso

Coronavírus

CASO DE PACIENTE JOVEM, PREVIAMENTE HÍGIDO INTERNADO EM UTI

96
Destaque
Tipo Caso 1
  • Adriana Maria de Lima Oliveira - HOSPITAL SAMEL (MANAUS)
-
03/04/2020
04/04/2020
Masculino , 35 anos
Vírus da SARS, Coronavirus

Resumo

Paciente masculino, 35 anos, com dispneia, sem comorbidades prévias, atendido na rede particular. Atendido na emergência com tosse e febre há 3 dias, bem como queda da saturação.

Histórico Clínico

Sem histórico de viagem ao exterior (contágio local).

Achados Radiológicos

A TC foi solicitada no PS (25/03/2020), com achados compatíveis com Covid-19: focos bilaterais de opacidades em vidro-fosco e pequenas consolidações. Foi internado hemodinamicamente estável e iniciado Azitromicina e Tamiflu (Oseltamivir). Evoluiu com piora na enfermaria, sendo levado para UTI com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os controles laboratoriais indicaram evolução com rabdomiólise, miocardite e hepatite (provavelmente transinfecciosa). Passou a evoluir com hipotensão, sendo necessário uso de drogas vasoativas. O paciente foi intubado e a Azitromicina trocada por Ceftrianoxa. A TC de controle (30/03/20): evidenciou piora do padrão da TC inicial, com cerca de 50% do parênquima acometido, apresentando consolidações perilobulares e basais posteriores, sinal do halo invertido e mínimo espessamento pleural basal posterior. Atualmente sem possibilidade de alta da UTI.

Discussão

A confirmação laboratorial veio após os achados tomográficos do PS.

Lista de Diferenciais

  • Outras síndromes respiratórias agudas virais

Diagnóstico

  • Covid-19

Aprendizado

Evolução clínica rápida e acentuada piora do padrão na TC de controle após 5 dias (a piora clínica acompanhou a piora por imagem).

Referências

  • Achados de Imagem na COVID-19. Indicação e Interpretação. Guia CBR.

Informações do Caso

:
: Ahead of DOI

Imagens

+ Veja todos

Vídeos

11 3372-4544