Case data

Coronavírus

Tórax

ACHADOS TOMOGRÁFICOS DE PNEUMONIA POR COVID-19

68
Destaque
Tipo Caso 1
  • Artur Carsten Amaral - HOSPITAL SANTA CATARINA BLUMENAU
  • Aline de Azevedo Piovezan - HOSPITAL SANTA CATARINA BLUMENAU
  • Luiz Pedro de Souza Júnior - HOSPITAL SANTA CATARINA BLUMENAU
  • Cesar Augusto Machado - HOSPITAL SANTA CATARINA BLUMENAU
-
3/20/2020
3/25/2020
Masculino , 72 anos
Coronavirus, Tomografia Computadorizada Multidetectores, Tórax, Pneumonia Viral, Técnicas de Diagnóstico do Sistema Respiratório

Abstract

Paciente masculino de 72 anos com história de febre, dispneia e tosse seca há 3 dias, sem relato de viagens internacionais. Em uso regular de formoterol para manejo de asma. Evolui com piora da dispneia, sendo hospitalizado em leito de terapia intensiva. Tomografia computadorizada no momento da admissão demonstra múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais, associadas a espessamento dos septos interlobulares. Realizado PCR para 2019-nCoV com resultado positivo.

Clinical History

Paciente masculino de 72 anos com história de febre, dispneia e tosse seca há 3 dias, sem relato de viagens internacionais. Em uso regular de formoterol para manejo de asma. Nega outras comorbidades. Apresentou agravo da dispneia após 24 horas da admissão hospitalar, sendo encaminhado para leito de terapia intensiva, evoluindo sem necessidade de assistência ventilatória. Testes rápidos para influenza negativos. Realizado PCR para 2019-nCoV com resultado positivo. No 3º dia de internação, houve importante melhora clínica, sendo o paciente encaminhado para unidade de menor complexidade para manutenção de medidas de suporte e isolamento.

Radiological findings

Tomografia Computadorizada de Alta Resolução do Tórax em aparelho de 64 canais demonstra múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais e difusamente distribuídas, com ligeiro predomínio à direita, associadas a espessamento dos septos interlobulares, configurando padrão de pavimentação em mosaico. Considerando a história clínica e os achados de imagem, a hipótese diagnóstica de pneumonia viral por 2019-nCoV foi inicialmente proposta.

Discussion

A Síndrome Aguda Respiratória por coronavirus 2 (Sars-CoV-2) é uma doença causada por um agente viral da família coronaviridae descoberto em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os primeiros casos diagnosticados apresentaram quadro pneumônico de rápida evolução, com significativa gravidade em pacientes idosos e/ou com comorbidades prévias, frequentemente resultando em insuficiência respiratória e necessidade de suporte ventilatório. Devido à alta transmissibilidade do vírus, a doença foi considerada pandemia para Organização Mundial da Saúde em janeiro de 2020. A Tomografia Computadorizada, devido a sua grande disponibilidade e acessibilidade, tornou-se importante ferramenta para triagem e valioso aliado para o diagnóstico precoce da infecção. Estudos chineses elencaram o padrão de atenuação em "vidro fosco" associado a consolidações e/ou espessamento septal, com distribuição bilateral e difusa, como principais manifestações de imagem relacionada à doença. A sensibilidade da tomografia computadorizada alcança 97% mas com especificidade de apenas 25%. O caso aqui relatado demonstra o padrão de imagem típico descrito em paciente com PCR positivo para 2019-nCoV.

List of Advantages

  • broncopneumonia
  • pneumonia viral
  • doença intersticial crônica
  • pneumonias intersticiais idiopáticas

Diagnosis

  • Pneumonia por Covid-19

Learning

Exames de Tomografia Computadorizada de Tórax com padrão de áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais e difusas é altamente sensível para o diagnóstico de pneumonia por Covid-19.

References

  • Salehi, S. et al. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): a systematic review of imaging findings in 919 patients. AJR 2020;215:1-7
  • Pan, Y. et al. Initial CT findings and temporal changes in patients with the novel coronavirus pneumonia (2019-nCoV): a study of 63 patients in Wuhan, China. European Radiology, 2020.
  • Shi, H. et al. Radiological findings from 81 patients with COVID-19 pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. 2020 thelancet 2020.
  • Zhao, W. et al. Relation between chest CT findings and Clinical Conditions of Coronavirus Disease (COVID-19) Pneumonia: a multicenter study. AJR 2020.

Case Information

:
: Ahead of DOI

Images

+ See All

Videos

11 3372-4544