Case data

Gastrointestinal

MUCOCELE DO APÊNDICE CONCOMITANTE A TUMOR COLÔNICO: UM RELATO DE CASO

251
Ensino
Tipo Caso 1
  • CARLOS CHADI JUNIOR - INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER IBCC
-
12/30/2020
1/12/2021
Masculino , 71 anos
Mucocele, Neoplasias do Apêndice

Abstract

Mucocele do apêndice é o termo utilizado para descrever a dilatação do lúmen apendicular secundária ao acúmulo anormal de mucina. É uma entidade incomum e que se apresenta, principalmente, de forma incidental em exames de imagem ou no intraoperatório. O diagnóstico radiológico é essencial para prevenir a transformação maligna, ruptura e consequente pseudomixoma peritoneal. É importante ainda lembrar da associação com neoplasia de cólon, que ocorre em cerca de 20% dos casos.

Clinical History

Masculino, 71 anos, natural de São Paulo, assintomático, procurou hospital após achado incidental de dilatação apendicular em exame ultrassonográfico de rotina.

Radiological findings

1) Espessamento parietal irregular, concêntrico, que determina redução luminal na topografia do ceco, compatível com lesão de natureza neoplásica. Há ainda linfonodomegalia perilesional. 2) Associa-se obliteração da gordura mesentérica regional. 3) Espécime cirúrgico de colectomia direita para retirada de tumor no ceco. 4) Apêndice cecal individualizado na fossa ilíaca direita, apresentando acentuado aumento do diâmetro secundário a conteúdo hipoatenuante endoluminal e finas calcificações parietais. 5) Espécime cirúrgico exibindo acentuado aumento das dimensões do apêndice.

Discussion

Mucocele do apêndice é o termo utilizado para descrever a dilatação do lúmen apendicular secundária ao acúmulo anormal de mucina, abrangendo de maneira genérica, três entidades com características histopatológicas distintas: hiperplasia, cistoadenoma mucinoso e cistoadenocarcinoma mucinoso. É uma entidade incomum e que se apresenta, principalmente, de forma incidental em exames de imagem ou no intraoperatório. É responsável por 0,2 a 0,3% das apendicectomias. O diagnóstico radiológico acurado é essencial para prevenir a transformação maligna, ruptura e consequente pseudomixoma peritoneal. Durante a análise do exame e elaboração do laudo, é importante ainda lembrar da associação com neoplasia de cólon, que ocorre em aproximadamente 20% dos casos. O quadro clínico é inespecífico e quando concomitante a neoplasia de cólon, os sintomas podem ser sobreponíveis. Na maioria dos casos é assintomática, mas pode cursar com dor abdominal localizada ou difusa, associada ou não a massa palpável. Assim, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética assumem importante papel no diagnóstico. Diante do achado tomográfico de espessamento irregular no ceco, foi realizada uma colonoscopia com biópsia. O resultado anatomopatológico foi de adenocarcinoma de cólon. Diante do achado tomográfico de dilatação do lúmen apendicular, foi aventada a hipótese de mucocele. Dessa forma, optou-se pela colectomia direita. O laudo anatomopatológico do espécime cirúrgico corroborou a concomitância das patologias, obtendo-se então uma boa correlação radiológica e histopatológica.

List of Advantages

  • Cistoadenocarcinoma mucinoso
  • Cistoadenoma mucinoso

Diagnosis

  • Mucocele do apêndice associado adenocarcinoma de cólon

Learning

Descrever a mucocele do apêndice, entidade incomum e na maioria das vezes diagnosticada pelo radiologista
, além de mostrar que, apesar de pouco descrita na literatura, pode estar associada a tumores colônicos
 e assim reconhecer a associação dessas patologias para o adequado manejo terapêutico.

References

  • Mini F, Petrella M, Morganti A, Santini D, Marrano D. Giant mucocele of the appendix: report of a case. Dis Colon Rectum 2001;44:1034-1036.
  • Higa E, Rosai J, Pizzimbono CA, Wise L. Mucosal hyperplasia, mucinous cystadenoma, and mucinous cystadenocarcinoma of the appendix. A re-evalutation of appendiceal mucocele. Cancer 1973; 32:1525-41
  • Sasaki K, Ishida H, Komatsuda T, Suzuki T, Konno K, Ohtaka M, Sato M, Ishida J, Sakai T, Watanabe S. Appendiceal mucocele: Sonographic findings. Abdom Imaging 2003; 28: 15-18
  • Pickhardt PJ, Levy AD, Rohrmann CA Jr, Kende AI. Primary neoplasms of the appendix: radiologic spectrum of disease with pathologic correlation. Radiographics 2003; 23: 645-662

Case Information

:
: Ahead of DOI

Images

+ See All

Videos

11 3372-4544