• ISSN (On-line) 2965-1980

Normas de Publicação

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O número máximo de autores por trabalho é quatro.
  • Os materiais enviados para publicação terão, obrigatoriamente, que ser inéditos e não poderão ser analisados, para fins de publicação, em nenhum outro veículo (impresso ou online).
  • Os relatos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, devendo seguir as regras ortográficas oficiais das respectivas línguas. Serão aceitos para avaliação trabalhos do Brasil e de outros países.
  • O caso submetido para avaliação será encaminhado ao serviço editorial, que fará uma análise inicial para verificação dos padrões mínimos requeridos pelo portal. Em seguida, serão remetidos para os revisores, especialistas na área selecionada pelos autores. Os revisores serão sempre de instituições distintas da instituição de origem do material e não terão conhecimento da identidade dos autores e instituição de origem ("cegos").
  • Reafirmamos que as opiniões expressas nos relatos de casos, incluindo aquelas decorrentes do processo de revisão, são de responsabilidade única dos autores.
  • Para submissão dos trabalhos, sugerimos consultar as instruções contidas em "Recommendations for the conduct, reporting, editing and publication of scholarly work in medical journals (ICMJE recommendations)", estabelecidas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, disponíveis em: www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf
  • Reiteramos que, mesmo preparados e submetidos de acordo com essas recomendações, osartigos poderão ser verificados e editados para se adequarem ao estilo do portal (vide "Ética em publicações", a seguir).
  • Os textos devem ser digitados em espaço duplo (todas as páginas), com margens de pelo menos 3 cm e fonte Times New Roman ou Calibri, 11 pontos, contendo as seguintes partes: a) título; b) descrição do caso clínico; c) achados de imagem; d) discussão e agradecimentos; e) referências; f) figuras.

  1. Título
  2. O título do artigo em português, inglês ou espanhol, com nomes completos (por extenso e na forma abreviada) dos autores, a maior graduação de cada um e a Instituição a que pertencem. As instituições onde o trabalho foi realizado terão que ser informadas. O autor correspondente deverá ser claramente identificado, bem como seu endereço completo, número de telefone e e-mail deverão ser claramente listados.

    Os unitermos, de três a seis, devem ser fornecidos, com os respectivos keywords, obrigatoriamente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical SubjectHeadings (MeSH) da National Library of Medicine (www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html).

    O autor correspondente deverá indicar em qual categoria (subespecialidade) pretende que seu trabalho seja inserido. O corpo editorial do BRAD Cases reserva-se o direito de realocar este trabalho em casos de dúvidas ou quando for de interface entre duas ou mais subespecialidades.

  3. Descrição do caso clínico sucinta. Deverá conter no máximo 50 palavras.
  4. Achados de imagem
  5. Devem ser enfatizados os achados principais de todos os métodos envolvidos, utilizando-se, para tanto, de no máximo, 150 palavras.

  6. Discussão:
  7. Deve enfocar qual a importância do caso, como foi possível a obtenção do diagnóstico no caso relatado. Sugere-se que seja incluída uma breve revisão do "estado-da-arte" para o diagnóstico da condição apresentada. Os principais diagnósticos diferenciais podem ser abordados. O limite de palavras desta seção é de 400.

  8. Diagnósticos diferenciais
  9. Para fins didáticos, pedimos que os autores insiram alguns diagnósticos diferenciais, relativos ao caso descrito; pelo menos dois.

  10. No campo "O que aprendi com este caso", pede-se aos autores que insiram, sucintamente, o que aprenderam a partir do caso relatado.
  11. Além disso, o site apresentará duas seções necessárias: Edição Atual e Edições Anteriores que serão criadas automaticamente após definição dos fascículos.

  12. Referências
  13. As referências devem ser numeradas, consecutivamente, na ordem de aparecimento no texto e formatadas segundo as diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors, publicadas em "Recommendations for theconduct, reporting, editing and publication of scholarlywork in medical journals (ICMJE recommendations)", atualizadas em 2013 e disponíveis no endereço: www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf. O estilo do portal é o Vancouver, padrão AJR. Neste caso, as referências aparecem em colchetes [], logo após a sentença a que se refere. Eventuais abreviaturas utilizadas para os periódicos mencionados no texto devem seguir o padrão do PubMed.

    • Artigo de periódico
      1. Monnier-Cholley L, Arrive L, Porcel A, et al. Characteristic of missed lung cancer on chest radiographs: a French experience. EurRadiol 2001; 11:597-605
      2. Nota: Quando mais de seis autores forem listados, citar os três primeiros, seguidos da expressão et al. Até seis autores, todos deverão ser mencionados.

      3. Renfrew DL, Franken EAJ, Berbaum KS, Weigelt FH, Abu-Yousef MM. Error in radiology: classification and lessons in 182 cases presented at a problem case conference. Radiology 1992; 183:145-150.
    • Livro
      1. Guimarães MD,Chojniak R. CBR - Oncologia. 1a ed. São Paulo: São Paulo. GEN Editora e Colégio Brasileiro de Radiologia; 2014.
    • Capítulo de livro
      1. D'Ippolito G, Muglia VF. Fígado, baço e Pâncreas In: Moreira F & Prando A, editores. Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. 2aed. São Paulo. GEN Editora e Colégio Brasileiro de Radiologia, 2014; p. 273-325.
    • Homepages/Endereços Eletrônicos
      1. Annual Report to the Nation on the Cancer Status [homepage on the Internet]. National Cancer Institute (NIH)- Surveillance, Epidemiology and End Results Program. Acessado em 27/12/2019. Disponível em: https://seer.cancer.gov/report_to_nation/
    • Exemplos de citações bibliográficas estão disponíveis, online, no endereço: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/.
    • As referências diferentes das supracitadas, como resumos, editoriais e cartas devem ser informadas como tais. É de total responsabilidade do(s) autor(es) garantir a precisão de todas as referências listadas. Dados ainda não publicados e comunicações pessoais não devem ser incluídos na lista de referências, porém poderão ser citados no texto entre parênteses: (Moore AD, comunicação pessoal), (Silva SC, dados não publicados). Neste caso, poderão ser incluídos dados de trabalhos submetidos, mas ainda não aceitos ou aceitos, mas ainda não publicados.

  14. Figuras e Legendas
  15. As figuras deverão ser enviadas, pelo sistema, em separado. Todas devem conter legendas. Espera-se que a legenda aborde os principais achados constantes em uma figura. As figuras estão limitadas a seis (6), no máximo, e devem ser essenciais para mostrar características fundamentais descritas no manuscrito. Setas, letras e símbolos (asteriscos, etc.) podem ser utilizados para fins didáticos e de localização das estruturas. Nas figuras compostas por duas ou mais imagens (A, B, C, D...), cada imagem é contada como uma figura. Procurar limitar a 1 ou 2 imagens por figura.

    As imagens de fotografias devem vir em arquivos JPEG, com resolução de 300 dpi para o tamanho aproximado de 9 × 12 cm.

    Para o caso de unidades e abreviaturas, como medidas de radiação e valores

    laboratoriais, estas devem ser baseadas nas Unidades do Sistema Internacional (International System Units in RadiationProtection and Measurements, NCRP Report no. 28, August 1985).

    Abreviaturas e siglas devem evitadas, quando possível e, preferentemente, não devem ser incluídas no título do relato de caso. Quando citadas no texto, devem ser descritas por extenso na primeira menção e seguidas pela abreviatura ou sigla entre parênteses.

    Os agradecimentos, quando houver, devem ser mencionados ao final da discussão, sendo facultado aos autores, descrever a colaborações de pessoas, instituições ou agradecimentos por apoio financeiro e auxílios técnicos que mereçam reconhecimento, mas que não justificam a sua inclusão entre os autores.

  • Ética em publicação
  • O BRAD Cases segue rígidos padrões de ética em publicação/pesquisa científica. Esperase que os autores sigam os padrões internacionais de ética em pesquisa, como os descritos pela Committee on Publications Ethics [1] - COPE (https://publicationethics.org/) e os da World Association of Medical JournalEditors [2] (www.wame.org).

    Embora muito mais amplos, os seguintes tópicos são os relevantes em relação a ética em publicação científica para o portal: autoria e plágio acadêmico. Os autores são exortados a uma leitura atenta antes da submissão de manuscritos.

    1. Autoria
    2. Não se atribuem critérios específicos para autoria, mas sugerimos aqueles descritos no site da ICMJE [3], os quais foram adaptados no texto abaixo. Para ser considerado um autor do trabalho, o pesquisador deve:

      1. Ter feito contribuição significativa na concepção e/ou desenho do estudo;
      2. Ter revisado o rascunho do manuscrito, verificando criticamente;
      3. Ter contribuído para a versão final;
      4. Tornar-se responsável e imputável sobre todos os aspectos da acurácia e/ou integridade dos dados e/ou resultados anunciados.
    3. Plagiarismo, duplicidade e tópicos relacionados
    4. O CBR se reserva o direito de usar programas para detecção de plágio acadêmico ("plagiarism") nos relatos submetidos para avaliação. Vários tipos de plágio são verificados, incluindo: paráfrase sem o devido crédito ao autor/autores; citação de dados de outros manuscritos, sem mencionar a fonte; cópias (não autorizadas) de imagens, desenhos, gráficos e outros conteúdos visuais. Para mais detalhes em tópicos específicos de ética em pesquisa a revista recomenda a leitura/consulta do White Paper on Publication Ethics do Council of Science Editors [4].

      Em eventuais suspeitas de transgressão da ética, o CBR poderá proceder uma investigação seguindo os guidelines da COPE [2], sob o comando do(s) Editor(es) que poderá(ão) conduzir o caso sozinho(s) ou formar uma comissão ad hoc.

      O(s) autor(es) serão notificados por e-mail para que possam apresentar suas alegações.

      Persistindo a suspeita de conduta inadequada e na dependência do resultado das investigações, o CBR poderá adotar umas das medidas a seguir:

      1. se o relato ainda estiver em avaliação, poderá ser rejeitado e retornado a seus autores;
      2. se o relato já tiver sido publicado, dependendo da natureza e gravidade do fato, poderá ser feito:
        1. Uma errata/correção, colocada junto ao artigo
        2. Nos casos mais graves, poderá ocorrer a retratação do artigo.
  • Referências
    1. ICMJE, Defining the Role of Authors and Contributors, http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-roleof-authors-and-contributors.html
    2. Committee on Publications Ethics (COPE). https://publicationethics.org/.
    3. World Association of Medical Journal Editors - WAME. (www.wame.org)
    4. https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-onpublication-ethics/

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESENVOLVIDO POR