JULIANA HOLANDA DE GAUW 1, LUANA THAYSE BARROS DE LIMA 2, PATRICIA PEREIRA NUNES 3, RODRIGO CERQUEIRA BOMFIM 4
DOI: 10.5935/2965-1980.2022v1n2a11
Resumo
Caso de neurocisticercose de comprometimento intra e extra-axial com diagnóstico tardio.Dados do caso
Masculino 48 anos
Palavras chaves
Neurocisticercose, Diagnóstico por Imagem
Histórico Clínico
Paciente proveniente da zona rural, admitido com relato de AVE há 7 anos, com sequela de hemiparesia à direita, e desde então apresentava clonias em hemiface direita e convulsões, com bom controle com uso de Carbamazepina 600 mg/dia. Há 2 anos evoluiu com piora das crises e nos últimos meses com confusão mental. Não apresentava exames de diagnóstico por imagem ou relatórios médicos. Ao exame físico apresentava desvio da rima labial para a esquerda e comprometimento cognitivo, incluindo memória, disfunção executiva e visuoespacial.
Achados Radiológicos
Ressonância magnética do encéfalo exibindo múltiplas lesões características de neurocisticercose, com comprometimento intra e extra-axial, em diferentes estágios de evolução, destacando-se duas delas que se encontram no epêndima e no interior do ventrículo lateral direito.
Discussão
A neurocisticercose é uma infecção comum em muitos pacientes com epilepsia secundária em todo o mundo. O acesso limitado ao sistema de saúde dificulta a identificação e o tratamento, podendo estes pacientes permanecerem com diagnóstico errôneo durante muitos anos.
Lista de Diferenciais
Diagnóstico
Aprendizado
O diagnóstico da neurocisticercose pode passar despercebido em regiões com acesso limitado ao diagnóstico por imagem. É uma causa comum e tratável de epilepsia secundária em todo o mundo que não deve deixar de ser investigada em áreas endêmicas.
Referências
Imagens
Axial T1 exibindo múltiplas lesões, destacando-se uma delas no epêndima do ventrículo lateral direito.
Axial T1 exibindo múltiplas lesões, destacando-se uma delas no interior do ventrículo lateral direito.
Axial difusão
Axial ADC
Vídeos
MRI - FLAIR AXIAL
Artigo recebido em segunda-feira, 9 de março de 2020
Artigo aprovado em domingo, 19 de abril de 2020