• ISSN (On-line) 2965-1980

Article

Open Access Peer-Reviewed

0

Views

Pediatric Radiology

CISTO DE NUCK COM HERNIAÇÃO DO OVÁRIO – ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS

Gregory Martins Garcia 1, Jorge Elias Júnior 2, Leomar Benicio Maia Segundo 3, Rafael Melo Seksenian 4

Abstract

Hidrocele feminina (Cisto de Nuck) é uma condição decorrente da obliteração incompleta do canal de Nuck, podendo estar associada à herniação de estruturas pélvicas. Embora infrequente, o seu conhecimento ganha importância no diagnóstico diferencial de abaulamentos na região inguinal feminina, principalmente na faixa etária pediátrica.

Dados do caso

Feminino 0 anos

Palavras chaves

Hérnia, Genitália Feminina, Pediatria

Histórico Clínico

Lactente do sexo feminino, prematura, 3 meses de vida, internada desde o nascimento em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal por broncodisplasia grave. Apresentou abaulamento espontâneo na região inguinal até lábio maior à esquerda, não redutível, indolor, sem outras alterações locais e sem sinais de obstrução intestinal.

Achados Radiológicos

A avaliação ultrassonográfica do abdome com transdutor linear multifrequêncial evidencia imagem cística, redutível, alongada e de parede lisa no lábio maior esquerdo, que se estende pelo canal inguinal ipsilateral até o anel inguinal profundo, com presença de imagem ovalada em seu interior, heterogênea, predominantemente hipoecoica, medindo 1,3 x 0,5 cm, com fluxo ao estudo Doppler colorido e padrão de onda de baixa resistência ao estudo espectral, em continuidade com a tuba uterina esquerda visibilizada fora do canal inguinal. O ovário esquerdo não foi identificado em topografia habitual. Diante dos achados ultrassonográficos, em correlação com dados clínicos, foi realizado o diagnóstico de hidrocele feminina comunicante com herniação do ovário esquerdo, sem sinais de torção ovariana.

Discussão

O canal de Nuck é uma evaginação do peritônio parietal que se estende através do canal inguinal, acompanhando o ligamento redondo, até o lábio maior. Seu fechamento ocorre normalmente ao final da gestação. A obliteração incompleta do canal é rara, mais frequente em crianças e pode resultar em hidrocele e herniação de estruturas pélvicas para o seu interior, como ovário, tuba uterina, útero, bexiga, omento e alças intestinais. A herniação do ovário é a mais frequente relatada na literatura e corresponde a cerca de 20% dos casos. Clinicamente se apresenta como abaulamento na região inguinal e a ultrassonografia é o exame de imagem de escolha para o início da investigação e diagnóstico. Imagem ovalada, alongada, com conteúdo anecóico ou hipoecóico são os achados observados. A ressonância magnética e, mais remotamente, a tomografia computadorizada podem ser utilizadas quando os achados não são conclusivos. Os diagnósticos diferenciais são hérnia inguinal, adenopatias, cisto de Bartholin, anormalidades vasculares e neoplasias. Dessa forma, o cisto de Nuck deve ser conhecido pelos médicos e sobretudo pelos radiologistas, sendo a ultrassonografia um método eficiente para o diagnóstico precoce desta condição.

Lista de Diferenciais

  • Hernia inguinal
  • Adenopatia
  • Cisto de Bartholin
  • Anormalidades vasculares
  • Neoplasia

Diagnóstico

  • Cisto de Nuck

Aprendizado

O cisto de Nuck deve ser conhecido pelos médicos e sobretudo pelos radiologistas entre os diagnósticos diferenciais de abaulamentos na região inguinal feminina, principalmente na faixa etária pediátrica, sendo a ultrassonografia um método eficiente para o diagnóstico precoce desta condição.

Referências

  • Rees, MA; Squires, JE; Tadros, S; Squires, JH (2017) Canal of nuck hernia: a multimodality imaging review. Pediatr. Radiol. 47: 893-898.
  • Sameshima YT, Yamanari MG, Silva MA et al (2016) The challenging sonographic inguinal canal evaluation in neonates and children: an update of differential diagnoses. Pediatr Radiol (2017) 47: 461–472.
  • StickelWH, Manner M (2004) Female hydrocele (cyst of the canal of Nuck): sonographic appearance of a rare and little-known disorder. J Ultrasound Med 23:429–432.
  • Yang DM, Kim HC, Kim SW et al (2014) Ultrasonographic diagnosis of ovary-containing hernias of the canal of Nuck. Ultrasonography 33:178–183.

Imagens

Hidrocele no canal inguinal esquerdo

Canal inguinal esquerdo com hidrocele e herniação do ovário esquerdo

Estudo Doppler espectral demonstra padrão de onda arterial de baixa resistência no ovário esquerdo herniado

Vídeos

Article receive on Wednesday, February 5, 2020

Artigo aprovado em Monday, March 30, 2020

CCBY All scientific articles published at brad.org.br are licensed under a Creative Commons license.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DEVELOPMENT BY