• ISSN (On-line) 2965-1980

Artículo

Acceso abierto Revisado por pares

0

Puntos de vista

Cofre

PNEUMONIA VIRAL POR COVID-19

Dr. Cesar Rodrigo Trippia, Dr. Fábio B. Trindade, Dr. Pedro H. Petrini (HNSG - Curitiba - PR) 1

Abstracto

Demonstrar achados de imagem por TC de alta resolução do pulmão compatíveis com a pneumonia viral por COVID-19, em paciente com PCR para 2019-nCoV positivo.

Dados do caso

Masculino 69 anos

Palavras chaves

Pneumonia, Viral, Coronavirus Infections

Histórico Clínico

Paciente do sexo masculino, médico, 69 anos, com quadro febril, tosse e mialgia há 5 dias. Realizado PCR para 2019-nCoV com resultado positivo.

Achados Radiológicos

Tomografia Computadorizada de Alta Resolução do Tórax em aparelho multislice de 64 canais apresentando múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais predominantemente periféricas (figuras 1, 5 e 6), e focos consolidativos esparsos na periferia do pulmão esquerdo (figuras 2, 3 e 4).

Discussão

Em virtude da Pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19) tem se tornado frequentes os exames de Tomografia Computadorizada de alta resolução do pulmão para avaliação da presença dos achados de pneumonia viral relacionada a esta infecção, sendo que os achados tomográficos de opacidades com padrão de atenuação em "vidro fosco" associado a consolidações e/ou espessamento septal intralobular (pavimentação em mosaico), com distribuição bilateral periférica e multifocais, como principais manifestações de imagem relacionada à doença.

Lista de Diferenciais

  • Pneumonias virais de outros agentes etiológicos.

Diagnóstico

  • Pneumonia por COVID-19

Aprendizado

Em pacientes com síndrome gripal e alterações respiratórias, apresentando Tomografia Computadorizada de Tórax com padrão de áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais, a hipótese de pneumonia viral por COVID-19 deve ser considerada..

Referências

    Imagens

    Figura 1: Opacidades multifocais com padrão de atenuação em "vidro fosco" e discretos espessamentos septais intralobulares, de distribuição bilateral e periférica, mais acentuadas a esquerda.

    Figura 2: Opacidades com padrão de atenuação em "vidro fosco" esparsas na língula, e opacidades focais consolidativas nas porções posteriores e periféricas dos lobos inferiores.

    Figura 3: Opacidades multifocais com padrão de atenuação em "vidro fosco" esparsas em ambos os pulmões, e opacidade consolidativa periférica na porção posterior do lobo inferior esquerdo.

    Figura 4: Reformatação no plano coronal, demonstrando opacidades multifocais com padrão de atenuação em "vidro fosco" esparsas no pulmão direito, e opacidades consolidativas periféricas no pulmão esquerdo.

    Figura 5: Reformatação no plano coronal, demonstrando opacidade com padrão de atenuação em "vidro fosco" na periferia do pulmão esquerdo.

    Figura 6: Reformatação no plano coronal, demonstrando opacidades multifocais com padrão de atenuação em "vidro fosco" na periferia de ambos os pulmões.

    Vídeos

    Artículo recibido en jueves, 26 de marzo de 2020

    Artículo aceptado el domingo, 19 de abril de 2020

    CCBY Todos los artículos científicos publicados en brad.org.br están bajo una licencia Creative Commons.

    All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESARROLLO POR