• ISSN (On-line) 2965-1980

Artículo

Acceso abierto Revisado por pares

0

Puntos de vista

Coronavírus

INFECÇÃO PULMONAR VIRAL AGUDA PELO COVID-19: ACHADOS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.

ANTONIO LINHARES PONTES FILHO 1

Abstracto

Quadro de mialgia, tosse seca e febre há 8 dias.

Dados do caso

Masculino 46 anos

Palavras chaves

Coronavirus, Vírus da SARS

Histórico Clínico

Paciente masculino de 46 anos, deu entrada no pronto-atendimento em 13/03, referindo quadro de mialgia, tosse seca e febre há 8 dias. Na ocasião, colheu exame para Covid-19, que apresentou resultado positivo. Manteve-se em isolamento domiciliar até o dia 19/03, quando retornou apresentando persistência de mialgia e início de dispneia. Relata que febre havia cessado há 5 dias. Sem comorbidades. Antecedente médico de cirurgia bariátrica. Negava viagem internacional, porém relatava contato próximo com colega de trabalho com caso confirmado para Covid-19.

Achados Radiológicos

Tomografia computadorizada do tórax, que revelou opacidades em vidro fosco esparsos e bilaterais, predominantemente nas regiões periféricas dos lobos inferiores, com acometimento do parênquima pulmonar em menos de 25%.

Discussão

O paciente evoluiu bem e recebeu alta cinco dias após admissão.

Lista de Diferenciais

  • -

Diagnóstico

  • COVID-19

Aprendizado

-

Referências

    Imagens

    Figura 1: Tomografia Computadorizada (TC) do Tórax no plano axial demonstrando opacidade com atenuação em vidro fosco na base esquerdo.

    Figura 2: Reformatação no plano coronal da TC do Tórax demonstrando focos com atenuação em vidro fosco nos lobos inferiores bilaterais, associado a outros focos na base pulmonar esquerda.

    Figura 2: Reformatação no plano coronal da TC do Tórax demonstrando opacidades com atenuação em vidro fosco no lobo inferior e na base pulmonar esquerda.

    Figura 3: Tomografia Computadorizada (TC) do Tórax no plano axial demonstrando opacidades pulmonares consolidativas focais, em "vidro fosco", peribroncovasculares à esquerda e periféricas à direita.

    Vídeos

    Artículo recibido en jueves, 2 de abril de 2020

    Artículo aceptado el viernes, 3 de abril de 2020

    CCBY Todos los artículos científicos publicados en brad.org.br están bajo una licencia Creative Commons.

    All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESARROLLO POR