• ISSN (On-line) 2965-1980

Artigo

Acesso livre Revisado por pares

0

Visualizações

Coronavírus

ACHADOS TOMOGRÁFICOS DE PNEUMONIA POR COVID-19

Aline de Azevedo Piovezan 1, Artur Carsten Amaral 2, Cesar Augusto Machado 3, Luiz Pedro de Souza Júnior 4

Resumo

Paciente masculino de 72 anos com história de febre, dispneia e tosse seca há 3 dias, sem relato de viagens internacionais. Em uso regular de formoterol para manejo de asma. Evolui com piora da dispneia, sendo hospitalizado em leito de terapia intensiva. Tomografia computadorizada no momento da admissão demonstra múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais, associadas a espessamento dos septos interlobulares. Realizado PCR para 2019-nCoV com resultado positivo.

Dados do caso

Masculino 72 anos

Palavras chaves

Coronavirus, Tomografia Computadorizada Multidetectores, Tórax, Pneumonia Viral, Técnicas de Diagnóstico do Sistema Respiratório

Histórico Clínico

Paciente masculino de 72 anos com história de febre, dispneia e tosse seca há 3 dias, sem relato de viagens internacionais. Em uso regular de formoterol para manejo de asma. Nega outras comorbidades. Apresentou agravo da dispneia após 24 horas da admissão hospitalar, sendo encaminhado para leito de terapia intensiva, evoluindo sem necessidade de assistência ventilatória. Testes rápidos para influenza negativos. Realizado PCR para 2019-nCoV com resultado positivo. No 3º dia de internação, houve importante melhora clínica, sendo o paciente encaminhado para unidade de menor complexidade para manutenção de medidas de suporte e isolamento.

Achados Radiológicos

Tomografia Computadorizada de Alta Resolução do Tórax em aparelho de 64 canais demonstra múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais e difusamente distribuídas, com ligeiro predomínio à direita, associadas a espessamento dos septos interlobulares, configurando padrão de pavimentação em mosaico. Considerando a história clínica e os achados de imagem, a hipótese diagnóstica de pneumonia viral por 2019-nCoV foi inicialmente proposta.

Discussão

A Síndrome Aguda Respiratória por coronavirus 2 (Sars-CoV-2) é uma doença causada por um agente viral da família coronaviridae descoberto em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os primeiros casos diagnosticados apresentaram quadro pneumônico de rápida evolução, com significativa gravidade em pacientes idosos e/ou com comorbidades prévias, frequentemente resultando em insuficiência respiratória e necessidade de suporte ventilatório. Devido à alta transmissibilidade do vírus, a doença foi considerada pandemia para Organização Mundial da Saúde em janeiro de 2020. A Tomografia Computadorizada, devido a sua grande disponibilidade e acessibilidade, tornou-se importante ferramenta para triagem e valioso aliado para o diagnóstico precoce da infecção. Estudos chineses elencaram o padrão de atenuação em "vidro fosco" associado a consolidações e/ou espessamento septal, com distribuição bilateral e difusa, como principais manifestações de imagem relacionada à doença. A sensibilidade da tomografia computadorizada alcança 97% mas com especificidade de apenas 25%. O caso aqui relatado demonstra o padrão de imagem típico descrito em paciente com PCR positivo para 2019-nCoV.

Lista de Diferenciais

  • broncopneumonia
  • pneumonia viral
  • doença intersticial crônica
  • pneumonias intersticiais idiopáticas

Diagnóstico

  • Pneumonia por Covid-19

Aprendizado

Exames de Tomografia Computadorizada de Tórax com padrão de áreas de atenuação em "vidro fosco" bilaterais e difusas é altamente sensível para o diagnóstico de pneumonia por Covid-19.

Referências

  • Salehi, S. et al. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): a systematic review of imaging findings in 919 patients. AJR 2020;215:1-7
  • Pan, Y. et al. Initial CT findings and temporal changes in patients with the novel coronavirus pneumonia (2019-nCoV): a study of 63 patients in Wuhan, China. European Radiology, 2020.
  • Shi, H. et al. Radiological findings from 81 patients with COVID-19 pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. 2020 thelancet 2020.
  • Zhao, W. et al. Relation between chest CT findings and Clinical Conditions of Coronavirus Disease (COVID-19) Pneumonia: a multicenter study. AJR 2020.

Imagens

Imagem de Tomografia Computadorizada do Tórax no plano axial demonstrando múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" com distribuição bilateral e difusa, associadas a espessamento septal.

Imagem de Tomografia Computadorizada do Tórax no plano axial demonstrando múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" com distribuição bilateral e difusa, associadas a espessamento septal.

Imagem de Tomografia Computadorizada do Tórax no plano coronal demonstrando múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco" com distribuição bilateral e difusa, associadas a espessamento septal.

Imagem de Tomografia Computadorizada do Tórax no plano sagital demonstrando múltiplas áreas de atenuação em "vidro fosco", associadas a espessamento septal.

Vídeos

Artigo recebido em sexta-feira, 20 de março de 2020

Artigo aprovado em quarta-feira, 25 de março de 2020

CCBY Todos os artigos científicos publicados em brad.org.br são licenciados sob uma licença Creative Commons.

All rights reserved 2022 / © 2024 Bradcases DESENVOLVIDO POR